terça-feira, 1 de março de 2011

Lá vem a noiva! Cortejo.

Engraçado como a gente acaba se tornando especialista em determinadas áreas. Amo casamento e falar sobre isso, aprender, estudar mais, ler etc. só me deixa mais entusiasmada!

Nesse clima recebi um e-mail de uma leitora fazendo a seguinte pergunta cruel:

“Andressa, me caso em maio e estou com dúvidas quanto ao cortejo, já que meus pais são divorciados e eu tenho um padrasto. Como fazer nesse caso? Janaína – RN”

Vamos fazer o seguinte: eu falo a regra geral primeiro e as possibilidades depois, ok?

Não acho que cortejo deva ser muito complexo. A regra é simples: o lado esquerdo do altar é da noiva e o direito é do noivo. E a prioridade de chegada e saída do altar é da galera da noiva.

Seguindo essa regra geral é fácil imaginar a sugestão passo a passo:

• Iniciamos o cortejo com a fila dos padrinhos. As mulheres ficam de frente para o lado direito do altar e seus pares para o lado esquerdo. Intercalados, um da noiva e outro do noivo (começando pelo da noiva); PS: pode se optar em começar o cortejo pelo noivo com sua mãe. Eu pessoalmente acho que são os padrinhos que devem esperar o noivo ... tadinho, afinal ele também é a estrela, né?

• Aí vem o noivo com sua mãe e vão para o lado direito do altar, seguido da mãe da noiva com o pai do noivo, que vão para o lado esquerdo do altar.

• Depois vem as daminhas/pajens. PS: eu acho que as crianças não devem entrar junto com a noiva, mas antes, com música própria isso para não dividir a atenção, que deve ser exclusiva da estrela do momento! PS2: cuidado para não exagerar na quantidade de crianças PS3: idade mínima recomendada é de 7 anos.

• Noiva. Geralmente entra com o pai. Mas já vi noivas entrando com a mãe, com filho, com avó ou mesmo sozinha! Entra pelo lado direito do altar, de mãos dadas com seu pai e chegando lá, seu noivo chega a frente para receber a noiva e os pares (pai da noiva e mãe do noivo) vão para seus respectivos conjuges.

• Alianças. Também não gosto muito de regras. Geralmente se coloca criança, mas já vi jovens, avós...

Mais ou menos assim:


Na saída, tem um pulo do gato que aprendi. Hehehhe

Muitas noivas esperam pela chuva de arroz. Mas, se pela regra, os noivos puxam o cortejo de saída. Como, então, tem chuva de arroz, se os padrinhos ainda estão no altar????

A solução: os noivos se posicionam a frente do altar (de frente para a assembléia) e cada casal de padrinhos (intercalados) vem, cumprimenta o casal e sai. Fica na porta da igreja, esperando o casal, com o saquinho de arroz. Os noivos saem e ... direto para o carro! Com muito arroz!
Sim, mas e a dúvida da Janaína, quanto ao padrasto?

A minha sugestão é que se crie um casal coringa. Pega o seu padrasto e o coloca para entrar com uma madrinha. No altar, quando todas as atenções estiverem na noiva, eles destrocam (ou o padrasto fica com a madrinha que ele entrou ou vai acompanhar a mãe da noiva). Tudo depende do grau de afinidade dos pais separados.

Mas cá para nós, casamento dos filhos é o momento em que as desavenças devem ser postas de lado e em sendo assim, penso que se deve priorizar para que os pais biológicos fiquem lado a lado. Mas tudo depende do caso a caso, ok?

Qualquer dúvida podem perguntar!

Beijomeliga!

2 comentários:

  1. Adorei o post, super informativo!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ola...

    vou me casar em dezembro, e meu pai é falecido, e minha mãe é casada com outro homem que não suporto,e não tenho ninguem que poderia subistituir o meu pai.Gostaria de entar com a minha mãe!mas e meu padastro?seria deselegante minha mãe sozinha no altar?

    tks

    ResponderExcluir