segunda-feira, 8 de março de 2010

Quem casa quer casa! Ou apartamento!





Muitos estresses depois, conseguimos, enfim, lavrar a escritura do nosso futuro “ninho de amor”. A escolha se deu levando em conta a seguinte perspectiva: não precisamos de uma apartamento grande e luxuoso. Conseguimos adquirir um imóvel bem localizado, porém pequeno e “detonado”. A idéia era comprar abaixo do preço para reformar e depois, quando vierem as crianças (reparem no plural!), vendermos pelo preço de recado e ainda ganhar um din-din em cima.

Para quem não sabe, sou advogada e me utilizei disso para resolver alguns problemas de documentação pendentes sobre o imóvel. Não recomendo que façam o mesmo, a não ser que contem com um advogado de confiança e bem próximos. Afinal nem todo problema de documentação é facilmente resolvido.

Olha, eu não tenho como explicar a sensação de ter uma casa próprias, onde você vai formar sua família, pensar em cada detalhe e começar uma nova vida. É bom demais! Mesmo o apartamento estando um horror, eu até acho ele lindo, porque é meu. É nossa primeira conquista como um casal e isso também é muito significativo.

Enfim, escritura lavrada, inicia-se o tortuoso processo de OBRAS. Eu tenho PA-VOR-R-R-R, mas meu noivo está empolgado (ainda bem!). Teremos que refazer banheiro e cozinha e pôr pisos e pintar os dois quartos e a sala. Só! Aff!

Conseguimos a lista de material preliminar e fomos correndo para uma loja ver de quanto será o investimento. Devo dizer que aprendo diversas coisas. Por exemplo:

1) Nunca compre azulejo com o “PEI” abaixo de 4. Ainda não descobri o que é o tal do “PEI”, mas sei que é de 4 para cima.
2) Torneiras são um absurdo de caras. Dá até medo.
3) Portas. Você vai comprar uma porta, toda empolgada, e leva tão somente um pedaço de madeira!!!! E custa caro!!! Dobradiças, fechaduras, “alisar” (também não descobri o que é) e tudo mais, você paga separado.
4) Pia da cozinha?? Tanque??? Tem que somar o suporte! Está lá: “pia de cerâmica – R$ XX.XX” e “suporte para pia de cerâmica – R$ XX,XX”. Agora eu pergunto: como comprar uma pia sem suporte?
5) Nomes das tintas são FA-BU-LO-SOS: primeira luz, devaneio, bolhas de champagne, mamão cristalizado, sonho primaveril, branco padeiro, duna arenosa, luar do sertão,drama rústico,pêra madura, trevo pálido,tímido florescer,grinalda, trufa de chocolate, movie star,magia das fadas, festa das bruxas (MEDO!) e muitos outros hilários! Ô gente criativa!
6) Um galão tem 3,6litros. Uma lata tem 18litros.
7) Existe “descarga” e “válvula de descarga”.
8) Pedreiros podem ser seus melhores amigos ou arquinimigos. Como a gente depende deles!E como eles cobram caro.. Acho que escolhi a profissão errada.

Não tenho dúvidas que minha vida vai mudar muito, caso eu sobreviva a essa reforma.A gente vai aprendendo, amadurecendo e dando mais valor as coisas que nossos pais têm e a gente nunca deu valor.
A gente passa a reparar detalhes que JAMAIS repararia... ontem mesmo eu entrei no banheiro de um restaurante e fiquei olhando o rejunte colorido que havia nos pisos...Quando saí, meu noivo perguntou: “- você viu o rejunte?” Vê se pode?

Quando estiver tudo prontinho, bonitinho eu posto umas fotinhas para vocês verem.

Aceito indicações de lugares baratinhos de material de construção. Hehehehe

Boa sorte para a gente. Força no buquê!

5 comentários:

  1. Minha primeira visita aqui! Tô me divertindo com o seu blog.hahaha
    Bjs!
    Giselle

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkk... Demais é ler e imaginar vc procurando um nome na lata da tinta...hehehe... O cara que dá o nome para as tintas deve ser o mesmo que dá nome aos esmaltes de unha, em tempo de crise é um funcionário so pra tudo dai sai esses nomes...

    Muito bom seu blog parabéns!!!
    Bjs.
    Rogério

    ResponderExcluir
  3. Estou amando o seu blog , está muito tarde e terei q acordar às cinco da matina para levar o Rapha para tirar fotos, e por isso terei q continuar lendo um outro dia,mas, prepare-se amiga, está tudo só no começo, vc nunca mais irá parar de gastar dinheiro!!!!Mas é tudo muito prazeroso! Q Jesus abençoe vcs infinitamente! Força no buquê! (Amei!!)

    ResponderExcluir
  4. oi querida!
    coloque fotos do seu apê aí pra gente dar palpite de reforma!
    somos quase PhD nisso, hahahaahahahhahaha
    bjs
    Lilly
    http://coisadelilly.wordpress.com
    http://blogdareforma.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Hahaha!!! É bem por aí mesmo...a gente se assusta com tanta coisa que envolve uma reforma...eu que o diga!!!
    Era completamente inesperiente nesse tipo de coisa, até perceber que a reforma é um universo paralelo!!!
    Mas...nada se compara com a alegria de termos nosso primeiro apê...é demais a sensação!!!
    No meu caso se eu não quizesse, nem precisaria mexer em nada, porque como compramos imóvel na planta ele tá novinho e prontinho...mas é claro que eu quero fazer umas mudancinhas né!!!
    Boa sorte a todas nós,reformadoras de plantão...
    Bjo.

    ResponderExcluir