segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Noivos no divã: curso de noivos!



Quem vai casar em igreja católica, já sabe: em algum momento, vai rolar o chamado curso de noivos. Cada paróquia conduz o curso de uma maneira. Na minha paróquia foram 2 domingos, das 7 das manhã (isso mesmo!) às 12:00 e a idéia do curso é passar para os noivos o que é o sacramento do matrimônio e como ele deve ser vivido.

Eu, que já conheço essas coisas de igreja, tava indo para esse curso como quem ia para forca, só que – devo dizer - foi MUITO legal!

A maioria dos noivos se confessou “não praticantes” da religião e o curso não teve um enfoque religioso, mas prático, de convivência. A idéia era dar um choque der realidade da vida a dois, tirar o casal desse mundo de ilusão que se vive até o altar.

No 1° domingo nos deram uma lista de 10 coisas que um casal não deve fazer. Tais como, não gritar um com o outro, não jogar na cara os erros do passado, criticar com amor, nunca ir dormir sem terem se resolvido etc.

Eles sugeriram que cada um de nós falasse o que dessa lista o nosso companheiro fazia que mais nos irritava. Não era para elogiar, mas para jogar “M ....” no ventilador mesmo!! E isso foi muito legal, porque gerou discussão entre os noivos e os demais se identificaram com os problemas dos outros. Percebemos que todos os casais tem problemas e a diferença é “como lidar com essas diferenças”.

Quando percebi, tinha gente chorando, desabafando, se surpreendendo, gargalhando ... foi quase uma terapia de grupo. Muito legal!

2° domingo foi ainda mais interessante. A palestra foi com um psicólogo da pastoral da família. Sem papas na língua, ele focou os homens. Sabe como é, a mulher já nasce preparada para casar. O homem, meio que surta (por mais que ele queira). O psicólogo quis estabelecer uma relação dentre machismo, sexualidade e casamento.

Ele logo perguntou para os noivos: “- se acontecesse um acidente, que impossibilitasse sua esposa de ter relações sexuais com você para sempre. O que você faria com o seu desejo? Se separaria? Ficaria casado, mas teria uma amante? Ou permaneceria fiel?”

Foi um “NOOSSAAA” coletivo. Quando a gente casa ninguém pensa em pôr a prova seus sentimentos. Ele ressaltou que 83% dos homens se divorciariam e 16% se mantêm casados, porém teriam uma amante e 1% seria fiel.

Ah, só para vocês saberem: se fosse o contrário, 99% das mulheres dizem que permaneceriam casadas e fiéis.

E se um filho nascesse com deficiência. Quem abandonaria a criança no hospital? Ninguém, porque ninguém questiona a veracidade do amor de pai e mãe. Mas e a esposa?

(pausa para pensar)
E ele falou muito também sobre o machismo: “- Por quê que é normal para mulher lavar a cueca do marido e o marido não pode lavar as calcinhas da mulher?”

E foi daí para baixo. A gente só ouvia as pessoas fungando. Até Vida chorou! Foi um choque de realidade nos nossos sonhos, mas valeu para saber que Vida e eu estamos no caminho certo.

Obrigada a toda a equipe da Pastoral da Família da São Jorge: Maia, Ivânia, Antônio, Maria José.

E você. Até onde você ama seu noivo? E até onde você está disposta a ceder e a pôr limites no seu relacionamento?

5 comentários:

  1. Oi Andressilda!!!
    Esses cursos são mara...
    Como eu vou casar na igreja evangélica, o curso de noivos não é obrigatório, mas, eu quero fazer sim!!! Contribui muito para a futura vida do casal...
    Bjo...

    ResponderExcluir
  2. Ola florzinha
    Bom estou doida pra chegar logo a minha hora de fazer o curso de noivos na minha paroquia rsrsr. Pelo o que li ai no post é muito bom é um dia de desabafos e encontros com sigo mesmo
    Eu e o meu noivo ja lemos muitos livros como o Sedes Fecundos que o amado Padre leo escreveu e eu acho que a vida a dois é muito mais que um simples afeto é mais que dividir suas dividas e ter alguem para contar o seu dia é respeito acima de tudo o amor acima de todas as coisas e Deus dentro de vc e da sua casa.

    beijokas flor

    ResponderExcluir
  3. Nossa realmente é verdade tudo que vc falou!!Bom eu to morando junto a 3 semanas ate o dia do curso ja vou ter bastante experiencia de convivencia, ja sinto um pouco como é isso.E te digo precisa seder e respirar fundo muitas vezes e apreender a dar mais atenção a outro pessoa se não quando percebe vc ta fazendo coisas sem sentindo e acabando com a relação.

    ResponderExcluir
  4. Olá sou de Nova Iguaçu tb.... me caso dia 10-12 deste ano... preciso mt de ajuda... sou uma noiva desesperada e sem dinheiro! afff by_cinthiangel@hotmail.com preciso de suas ideias!

    ResponderExcluir
  5. Oi tiaaaaaaaaaa estou com saudades!

    bjokitasssss

    ResponderExcluir