quinta-feira, 27 de maio de 2010

Bullying e Casamento



Ontem recebi um e-mail da já nossa amiga-figurinha fácil- engajada Lilly, conclamando as blogueiras para uma postagem coletiva sobre Bullying. Resolvi botar a caixola para pensar sobre o assunto.

A princípio vocês podem pensar o que tem a ver bullying com casamento? Eu posso responder: MUITA coisa.

Partindo da definição: “O BULLYING É A PRÁTICA DE VIOLÊNCIA FÍSICA OU PSICOLÓGICA QUE HUMILHA, CONSTRANGE OU DISCRIMINA UMA PESSOA.”

VOCÊ, noiva, mãe, irmã, tia, prima, professora, vizinha, super-mulher, certamente convive com alguma criança, certo? Então, te convido a OBSERVAR o seu comportamento social.

Você já reparou como é a convivência do pimpolho na escola? Como ele lida com as diferenças? Se ele é capaz de dividir e partilhar? Se o tom de voz é agressivo?

Seja sincera!

A criança tem uma fase de vida que pode ser muito cruel e cabe a FAMÍLIA, observar, educar, impor limites e AMAR os seus.

Um professor meu na faculdade dizia que “ A mente da criança é uma página em branco” e sabe a quem cabe “escrever” nessas páginas inicialmente?? Mais uma vez: a FAMÍLIA.

Você costuma se dirigir ao seu filho (ou parente) aos berros? Rebate as birras com tapas? Utiliza de xingamentos? Sinto dizer: é isso que a sua pequena benção vai refletir no convívio com seus amigos.

Mais uma vez está a responsabilidade familiar, que se inicia no MATRIMÔNIO. Como é a sua relação com o seu noivo? É uma relação de respeito e tolerância? Vocês já conversaram sobre a forma de educar seus filhos? Hein?

De outro giro (momento advogada), você já observou se essa criança gosta de ir a escola, se convive bem com todos, se aparece com manchas ou marcas pelo corpo etc?

Cuidado: uma criança vítima de bullying, por medo, pode ocultar as agressões sofridas.

Portanto, família, sejamos atentos. Não vamos delegar a educação dos nossos rebentos a quem quer que seja. Sejamos presentes e façamos das nossas relações um exemplo de amor.

Nossos futuros pimpolhos agradecem.

8 comentários:

  1. andressa, parabens pelo super post
    vc desenvolveu muito bem quando tocou noa assunto responsabilidade dos pais.
    é bacanérrimo vr que vc, ainda tão jovem e sem filhos tenha uma visão tão boa sobre casamento e maternidade.
    é uma relação a ser trabalhada dia a dia.
    com amor e respeito.
    quando vc sed casar com Vida, pense que ele não é so seu marido e amor: é tambem seu melhor amigo, cumplice e confidente.
    quando veem que os pais alem de se amarem, ainda são amigos, os filhos se sentem a vontade para se abrir àquela amizade tambem, a confiança nasced dali
    parabens mesmo
    bjs
    lilly

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo que a Lilly escreveu, eu acho que antes de sermo família, precisamos ser amigos, dos filhos, esposos e etc.
    A agressão psicológica é muito grave, ela não sara com remédios, e não deixa cicatrizes visíveis, mas deixam cicatrizes internas que podem durar para sempre.
    O bullying é geralmente mais afetado na adolescência, essa época em que estamos tão confusos e inseguros por natureza, eu já sofri com isso na escola sim, até por não ter uma família "normal", pois meus pais se separaram qd eu era mt nova, daí eu fui morar com meu pai, que por sua vez me deixou na casa da minha vó, e foi uma época mt complicada, mas apoiadíssimo essa campanha!!

    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Andressa, boa-tarde!
    Sou da cidade de Araçatuba e atuo na área da 'paz', já QUE ELA AINDA NÃO CONSEGUIU SEU LUGAR definitivo no Universo. Continue com a sua palavra sempre aberta. Grite que o mundo te ouve.
    Abraços e vamos juntas nesta batalha.
    Rita Lavoyer- Araçatuba

    ResponderExcluir
  4. And, Parabéns pelo seu artigo.
    Quem planta Amor colhe Amor...
    bjs,
    Cumadi

    ResponderExcluir
  5. quando eu era menor, sofri muito com isso.
    por ser magrela, e talz..
    muito bom o texto!!

    sobre as flores, eu não lembro a loja, mas foram EXATAMENTE iguais as suas, até a parte de prender atras
    IDENTICA!!!
    ela deve ter comprado la tb, quando passar pela loja, vou anotar o endereço pq o Saara é grande pakas e como eu passo la todo dia, nao custa nada.
    Bjus!!

    ResponderExcluir
  6. Hahahaha achei esse blog por aí e quase caí pra trás, a descrição é perfeita, noiva, dura, da baixada e cheia de imaginação!

    To seguindo, da uma passadinha la no meu quando der!
    Bjo, flor!

    ResponderExcluir
  7. Oi Dressilda...rsrsrs!!!
    Tem selinho pra vc lá no blog viu!!!
    Bjo...

    ResponderExcluir