segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Para pensar ANTES de noivar!


Legalmente noiva.

No último domingo, dia 17/01/2010, Márcio e eu ficamos noivos. No dia anterior ele me perguntou se eu sabia da importância do passo que estávamos prestes a dar.
Há algum tempo eu descobri que o amor é a maior benção que existe, contudo, ele nem paga contas, nem sustenta um relacionamento. Explico.

Quando nós pensamos em ficar noivos, duas foram as questões que avaliamos: nossa capacidade de resolver nossos conflitos e nossa condição financeira.

Sempre fomos um casal de muita conversa. Conversamos muito e sobre tudo. Quando rola algum conflito, falamos sobre ele. Se nos estressamos com alguma coisa que o outro disse, tentamos resolver na hora. O Márcio sabe que em mim há uma parceira, uma cúmplice, em quem ele se sente confortável para abrir o coração sempre que quiser e eu sei que posso fazer o mesmo com ele. Nem sempre esses desabafos são bons de se ouvir... às vezes ele me critica, me chama a atenção, eu choro (eu sempre choro!), mas procuramos resolver tudo com maturidade e da forma mais racional possível.

Acredite: isso é mais, bem mais importante que o amor. Amizade, parceria e cumplicidade. Sim, porque não preciso dizer que o amor ganha novos contornos com o tempo... vai cedendo a rotina, vai se confundindo com aprisionamento... mas o seu diferencial vai ser a cumplicidade. Creia! Isso implica aceitar quando ele não estiver a fim de ficar paginando todas as revistas de noiva que vc tem guardado, qdo ele não quiser escolher entre um convite branco ou um em tom champanhe (afinal, tudo não é branco? Rs!). Vc é muito melhor para isso, certo?

Vcs são cúmplices? Que ótimo! Vão casar? Então, não há saída. Tem que fazer contas. E muitas! Essas contas devem incluir não só custo com festa, igreja e tals, mas PRINCIPALMENTE (eu disse principalmente) o custo do primeiro ano da vida de casado de vcs.Poupem, antes de qualquer coisa, dinheiro suficiente para cobrirem todas as despesas mensais de vcs, no caso dos dois de repente ficarem sem emprego.

Não quero parecer alarmista, mas é assim que a maioria dos divórcios começa: com o desemprego de um dos dois. Como eu disse lá em cima, amor não paga conta. Então, se vc quer manter uma vida feliz, economize. Isso serve mesmo para vc que nem ta pensando em casar tão cedo! Tenho certeza que nesse sentido, o seu amor vai adorar te ajudar. Homens geralmente gostam mais de números do que de escolher detalhes de festa e cerimônia. Para maiores detalhes, vide o livro “Família acima de tudo”, autor: Stephen Kanitz, Ed.Thomas Nelson.Vale o investimento!

Boa sorte a nós!

4 comentários:

  1. É, realmente ficar folheando revistas de noivas não é coisa para o noiv(o) e qual a diferença, entre branco, champanhe ou bege? e marfim? é tudo a mesma coisa mesmo, qualquer um está bom! A gente simplesmente concorda, e é bem melhor que seja assim! Deixe-nos apenas com a dor no bolso! Um dia lerei esse livro do Kanitz aí! Quando eu precisar te peço emprestado! Bjos!

    ResponderExcluir
  2. que lindo amei ler cada linha um bj estamos te seguindo e q bom ter gravado o dia do pedido vamos fazer isso pois fica eternizado estamos com vc!!bj

    ResponderExcluir
  3. Meus queridos! Obrigada pelo carinho de sempre! bjks

    ResponderExcluir
  4. Lindas palavras Andressa!!!
    Geralmente casamentos por impulso, imaturidade, ou acreditando apenas no amor não sobrevivem muito tempo...
    E a estabilidade finaceira é importantíssima para felicidade de uma casal e uma base para a formação de uma família...
    O Rafael e eu estipulamos entre nós, que o segredo para isso é não parar...sempre investir em nós mesmos, nos estudos, especializações, enfim, sempre querer mais...
    Ele terminou a facul de Ciências Contábeis e trabalha em um escritório, eu estou no último ano de Direito (ai minha monografia!) e sou funcionária pública, mas, nada disso nos garante nada...
    É preciso ter foco sempre...
    PS: amei o texto!!!
    Bjo.

    ResponderExcluir